Durante umas férias e por mero acaso
descobri Casteição, edesde então tenho
tentado saber mais da história desta
aldeia que em tempos idos teve um
castelo, foi habitadapor nobres e
cavaleiros, teve leis especiais, uma
Abadia, foi sede de Concelho teve
Tribunal, Camâra, Prisão.
Actualmente ainda mantém traços
da sua grandeza histórica, mas como
tantas outras é uma pequena aldeia
que poucos conhecem, visitá-la é um
passeio para recordar.

28.3.08

Sinais

No ano de 1492 ,por decreto, D. Manuel obrigou a
conversão á religião cristã de todos os judeus que
tinham sido expulsos de Castela e que
vieram para Portugal.
Os cristãos novos tinham nos umbrais das suas
portas cruzes esculpidas que os protegeriam da
Inquisição, o que nem sempre resultou.

A Inquisição foi abolida em 1821, durou
quase três séculos.

Em Casteição como em muitas vilas e aldeias
do nosso país esses sinais ainda são bem visíveis.









2 comentários:

isabel tiago disse...

Interessante este apontamento. Uma vez mais. Então já teve algum sucesso com mais informações sobre Casteição? Desejo que sim. Eu publiquei no meu blog "partilhardiferencas.blogspot.com" uma foto sua e um pedido a alguém que saiba mais qualquer coisa.
Parabéns

Al Cardoso disse...

Parabens Mara, pelo excelente blogue, e bem haja pela visita.
Ja quanto as cruzes embora eu tambem seja da opiniao que estas foram mandadas esculpir pelo "cristaos-novos" e no meu municipio tenho estado a inventariar as que conheco e tenho descoberto, ha muito boa gente que diz que estas cruzes sao unicamento uma expressao de uma fe mais acentuada durante os seculos XVI, XVII e XVIII!
Eu contraponho o seguinte; se era isso porque razao nao existem em mais quantidade e normarmente se se encontram em localidades que se sabe terem existido comunidades judaicas?

Um abraco beirao dalgodrense.