Durante umas férias e por mero acaso
descobri Casteição, edesde então tenho
tentado saber mais da história desta
aldeia que em tempos idos teve um
castelo, foi habitadapor nobres e
cavaleiros, teve leis especiais, uma
Abadia, foi sede de Concelho teve
Tribunal, Camâra, Prisão.
Actualmente ainda mantém traços
da sua grandeza histórica, mas como
tantas outras é uma pequena aldeia
que poucos conhecem, visitá-la é um
passeio para recordar.

14.10.09

IMAGINANDO O CASTELO

Se o castelo de Casteição não tivesse
sido destruído, primeiro pelo passar
dos séculos e por fim pela mão do homem,
este seria o aspecto, aproximado, da aldeia.
Por desconhecimento do seu valor não foi
o que dele restava preservado para as gerações
vindouras, no entanto a aldeia continua a ser
rica em vestígios do passado, os quais são
actualmente conservados, restaurados e
estimados pois os habitantes conhecem o
seu valor histórico e orgulham-se
dos mesmos.

12 comentários:

jo ra tone disse...

Até que um dia alguém pense colocar pedra sobre pedra e reconstruir o castelo, tornando-o tão original como há séculos.
Beijinho

JOTA ENE ✔ disse...

ººº
Tinhas um castelo tão lindo e não dizis nada.

Bom f-d-s

Susana Falhas disse...

Olá Mara!

Foi com muito prazer que descobri o teu blogue! Nasci e vivi na Mêda, até ao dia que tive que estudar para fora. Casteição e Chãos fizeram parte da minha infância, pois foi nos Chãos onde fui fazer a primeira classe. A minha mãe foi professora nessa escola durante alguns anos. Não sei qual é a tua verdadeira ligação com Casteição, mas sinto que és realmente apaixonada pela aldeia, só pela amostra do blogue. Por isso dou-te os parabéns, pois as nossas aldeias merecem ser vistas e valorizadas, para não cairem no esquecimento.

Apesar de agora viver em Viseu, continuo a ir com frequência à M^da e a Trancoso. Considero-me ainda Medense e beirã !

Como apaixonada que sou pelas aldeias, em especial da beira interior, dinamizo vários blogues, entre os quais as Aldeia das Históricas de Portugal e da Aldeia da minha vida.No primeiro faço uma viagem pelas aldeias Históricas, onde estõ incluídas Trancoso e Marialva; no segundo, dinamizo um tema por mês em que convido os bloguistas a participarem. Agora estamos a abordar a gastronomia da terra e no próximo iremos abordar o tema do Magusto. Convido-te a espreitar, e a participar( porque não?)falando das tradições do Magusto de Casteição .

Olha vou colocar um link do teo blogue na Aldeia da minha vida.

Bjs e fico a aguardar por ti.

Susana Falhas

isabel tiago disse...

Boa noite Mara

Que interessante seria que esse Castelo estivesse ainda no lugar. Assim era antigamente, as pedars das ruínas serviam para fazer outras construções.Mas enfim, eplo menos há conhecimento de como seria o seu aspecto!!!
Uma vez mais muitos parabéns pelo blog que vai indo a passo largo em prol de Casteição!!!
Boa semana.

Isabel Tiago

P.S. Eu que nunca fui a Casteição parece que já lá estive com anta informação recolhida aqui!!!

Susana Falhas disse...

Isabel: Se nunca lá foste, desafio-a a conhecer, não só Casteição, mas também utras lindas aldeias, como Marialva ,Longroiva, Coriscada. Todas do concelho de Mêda( sou natural de lá).
Bjs Susana

Susana Falhas disse...

Querida Mara: Gostei muito da tua presença nas Aldeias Históricas de Porugal. Fiquei foi surpresa por saber que é de Idanha a-Nova! Acredita que este ano conheci a sua terra e já lá fui várias vezes? A Beira Alta pode ser linda, mas a beira Baixa não fica nada atrás!

Se calhar vou até Oleiros em Novembro, a propósito da festa da Castanha e do Medronho. Já lá foi alguma vez?

Bjs

alfacinha disse...

visitei o seu blog com muito gosto.Muito divertido e peculiar

Helena Teixeira disse...

Olá!
O seu blogue é muito bonito.Não conheço Casteição,mas parece-me uma aldeia fantástica.Ah,gostei do seu colaborador felino.A minha é parecidissima.
Deixo-lhe um convite: participar na Blogagem de Novembro da Aldeia.O tema é "O Meu Magusto".Basta enviar um texto máx. 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt até dia 8 de Novembro.

Jocas gordas
Lena

Amigos de Chãos disse...

Olá Mara
Do teu/nosso castelo de Casteição podes avistar os Chãos...?
Aproxima-te mais ainda e visita o novo blog de Chãos:
chaosdemeda.blogspot.com
ficamos à tua espera.
beirão.

Julio Rodrigues disse...

Mara, como Beirão que sou, é sempre muito bom passar por esta belíssima aldeia atravéz do seu blogue. Abraço.

Fernando Cotias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Cotias disse...

Olá. Sou brasileiro e bisneto do Josué da Ressurreição de Almeida. Desde criança escuti que ele quem providenciou a construção da torre do relógio da cidade, e em uma viagem a Portugal não perdi a oportunidade de passar por Casteiçao pra conferir um pouco desta história. Hoje conheci a bela vila e me encantei com seus traços medievais e suas histórias. Subi até a localização do antigo castelo e pude contemplar a bela cidade imaginando como viveram meus antepassados. Fiquei muito feliz em conhecer, mas triste em saber que tão poucas pessoas hoje residem na vila, e aparentemente, Casteiçao têm cada vez menos habitantes. Procurei mais informações sobre o castelo mas até o momento não encontrei muita coisa... Quem viveu nele? Qual o ano de sua contruçao? Não existem pinturas da sua real forma? Abraço a todos